Aplicação de injetáveis: DÚVIDAS.

28 jul

Existem centenas de medicamentos injetáveis, porém não são todos que são aplicados em drogaria, a drogaria só é autorizada a fazer injeções do tipo intramuscular (aquela que vai no músculo) e subcutânea (aquela que vai embaixo da pele).

A drogaria não é autorizada a fazer intravenoso, é apenas de uso hospitalar.

Vários e vários clientes já chegaram na drogaria querendo aplicar Benzetacil, pessoal, primeiro que esse medicamento não se vende mais em drogaria é de uso apenas hospitalar, segundo que NÃO SE APLICA INJETÁVEL SEM RECEITA.

Mais uma vez: NÃO SE APLICA INJETÁVEL SEM RECEITA, a não ser que você vá na farmácia do seu João que é farmacêutico porque o pai dele era farmacêutico e ele aplica sem receita, porém, se acontecer algo com você, quem será o responsável será o seu João, porém se o seu João não tiver nenhum tipo de formação, e nem curso de aplicação, o RESPONSÁVEL É VOCÊ.

E não USE a mesma receita mais de uma vez. PROFISSIONAIS DA SAÚDE, prestem atenção, toda vez que vocês forem fazer uma aplicação, seja ela de qualquer nível, COLOQUEM A DATA DA APLICAÇÃO NO VERSO DA RECEITA, porque a pessoa porque repetir a aplicação diversas vezes caso a receita esteja sem data, e isso é RESPONSABILIDADE do local que você trabalha. E você paciente, tenha consciência de USAR apenas UMA vez o medicamento injetável, caso não tenha efeito PROCURE NOVAMENTE O MÉDICO, E NÃO USE ESSA RECEITA POR DIVERSOS ANOS SEGUIDOS.

Porque eu tô falando isso? Porque já teve caso de cliente ir com receita de 2006 na drogaria e o balconista aplicar.

Qualquer pessoa que tenha o curso de injetáveis está apto para fazer a aplicação, então tire da sua cabeça oca que só farmacêutico faz injeção, NÃO, balconista também faz injeção e as vezes até melhor que o farmacêutico.

Me lembro muito bem a minha primeira vez aplicando, a pessoa queria porque queria tomar com o farmacêutico e pouco ela sabia que o farmacêutico NUNCA tinha aplicado antes.

Bom, quando a medicação é SUBCUTÂNEA, a drogaria pode aplicar na região do abdômen (não faça cara de dor, é onde doi menos), nas coxas, na parte posterior dos braços (o famoso tchau), e nos gluteos.

Na intramuscular pode se aplicar no glúteo (mais comum), na região ventroglutea (que é na lateral da bunda, onde fica o osso da bacia),  na coxa que é chamada de vasto lateral e no deltóide que é no braço.

ATENÇÃO: A MAIORIA DAS DROGARIAS NÃO FAZEM APLICAÇÃO NO BRAÇO, VÁ CONSCIENTE QUE VOCÊ SERÁ FURADO NA BUNDA.

Porque a drogaria não aplica no braço? Porque o músculo do braço muitas vezes não é bem desenvolvido, impedindo que o medicamento seja absorvido, e causando um edema no local. Já o glúteo é um músculo totalmente desenvolvido onde a absorção do medicamento é facilitada, o local dificilmente fica dolorido, e não causa edema.

E farmacêutica, e se eu tiver silicone na bunda, eu posso receber injetável nela?

NÃO!!!!!!!!! definitivamente NÃO!!!!!!!!! Se você tem silicone no glúteo, pelo amor de deus, avise a pessoa que irá aplicar em você, NINGUÉM É OBRIGADO A ADIVINHAR NADA E NINGUÉM TEM BOLA DE CRISTAL EM CASA, se você não avisar seu silicone vai estourar, vai vazar, você vai ter que operar, e aí já sabe. ENTÃO, caso você seja travesti nas horas vagas, ou se aquela bunda que toda sua amiga tem inveja seja de SILICONE, avise o profissional que vai fazer a aplicação em você, afinal, o problema é seu.

Ao profissional da saúde: caso a pessoa que você irá aplicar tenha prótese de silicone no glúteo, faça a aplicação ventroglutea ou na coxa. Lembrando que cada local de aplicação suporta um volume X de medicamento.

Meu próximo post será sobre os medicamentos injetáveis, pra que servem, como são aplicados etc… Cuidem-se. E qualquer dúvida pergunte a um farmacêutico.

About these ads

23 Respostas to “Aplicação de injetáveis: DÚVIDAS.”

  1. meire 11 de dezembro de 2010 at 12:46 pm #

    OUTRO DIA AO FAZER UMA MEDICAÇAO INJETAVEL, AO PERGUNTAR O NOME DA PACIENTE, POIS ANOTAMOS NO LIVRO DE RECEITUARIO OS DADOS DO CLIENTE, A CLIENTE RESPONDEU-ME QUE “A RECEITA E DA MINHA VIZINHA, QUE FALOU PARA MIM QUE O MEDICAMENTO SERIA MUITO BOM PARA O MEU PROBLEMA”. PORTANTO, DEVEMOS CONFERIR O NOME DO RECEITUARIO COM O NOME DO USUARIO.

  2. Gilvanna Eduardo Cesar 27 de dezembro de 2010 at 6:18 pm #

    ola, usei perlutan e formou-se um edema vermelho e dolorido no local da aplicaçao. Esse fato é comum, pode trazer algum prejuizo ao efeio do medicamanto?
    desde ja antecipo agradecimentos.
    Att: Gilvanna

    • Dario 31 de julho de 2012 at 11:57 am #

      Sim,pois você não soube aplicar.

  3. Carlos Alberto 24 de março de 2011 at 1:07 am #

    Não entendi, se o não for o farmacêutico o profissional habilitado a fazer uma BENZETACIL (para que existir então este profissional). O farmacêutico não só pode, como deve, realizar este procedimento (RDC 44/2009 da Anvisa) pois do contrário estará omitindo socorro e agora sim cometendo um crime. Quanto as “intravenosas” a legislação tambem é bastante clara, do contrário deixo a pergunta. Teria uma farmácia então que além do farmacêutico contratar um enfermeiro??

    • fabiana 4 de agosto de 2011 at 1:51 pm #

      Benzetacil, por lei, já que é medicamento de uso hospitalar, só pode ser aplicada em Hospital, devido a possíveis reações adversas.Ou seja, não pode ser aplicada em farmácia nem por farmacêutico, nem enfermeiro, nem médico. O profissonal ‘existe’ na farmácia justamente para evitar que atos ‘proibidos’ ocorram no estabelecimento, orientando o paciente a fazer da forma correta.

    • Marcos (farmacêutico) 4 de novembro de 2011 at 10:03 am #

      Sr Carlos, nenhum farmacêutico é obrigado a realizar qualquer aplicação de injetáveis, este serviço é uma cortesia profissional, o farmacêutico é responsável por vários outros atributos legais e técnicos de um estabelecimento como drogaria ou outro pertinente ao usso racional de medicamentos. Quanto a benzetacil, não é um medicamento que hoje em dia se aplica em drogarias pelo auto risco de choque anafilático onde muitas pessoas morreram por conta disto. Farmacêutico não é socorrista ou médico plantonista para omitir socorro a alguém e não pode realizar procedimentos ambulatoriais como endovenosos ou antibióticos injetáveis. Peço que pesquise RDC 5991/73 por exemplo antes de sair veiculando besteiras e assuntos no qual não domina.

    • Gabriela Domingues 16 de dezembro de 2011 at 10:25 am #

      A BENZETACIL é um medicamento com grandes possibilidades de causar reação alérgica, visto que a administração deste medicamento é via parenteral (injetável), a reação alérgica causada é mais rápida e agressiva, quando comparada a outro medicamento de uso oral (que tem parte de seu princípio ativo metabolizado pelo figado). A Aplicação de Benzetacil só deve ser realizada em hospital, justamente para que o paciente seja atendido de maneira imediata (com a aplicação de um antialérgico) para combater os efeitos adversos da benzetacil e evitar um problema maior, podendo levar ao óbito.
      O mesmo se dá para injeções intravenosas.

      Espero ter ajudado!
      Obrigada

  4. ilzeth 24 de novembro de 2011 at 2:48 am #

    Quando vamos fazer uma aplicação e pegamos um vaso, devemos parar e aplicar no outro gluteo, uns falam q não precisa trocar o medicamento pode aplicar com o mesmo e com sangue nele, outros falam q sim deve jogar aquele medicam,ento fora e fazer todo o processo novamente. Qual é o certo????

    • aconteceunadrogaria 24 de novembro de 2011 at 10:28 am #

      O correto é jogar tudo fora e recomeçar todo o procedimento no outro músculo.

  5. Juliana Fervença 20 de abril de 2012 at 2:15 am #

    Há quinze dias tive uma crise alérgica e precisei ir ao pronto socorro. Tomei uma injeção na nádega (na parte superior, próximo à bacia), na hora a injeção ardeu bastante (a enfermeira já havia avisado que ia “queimar”), só que o local ainda está doendo, e reparei que a marca da agulha permanece. Isso é normal?

    Obrigada

  6. WILSON SIMOES 21 de setembro de 2012 at 10:26 pm #

    PODIAM TER INVENTADO UM MEDICAMENTO MELHOR E MENOS DOLORIDO QUE A BENZETACIL, EU ERA GAROTO E JÁ EXISTIA ESSE DOLOROSO MEDICAMENTO.

  7. Ana 26 de outubro de 2012 at 8:34 pm #

    Boa tarde
    Apliquei um Mesigyna e infelismente após a aplicação saiu bastante sangue. Seá que isso pode vir a prejudicar o paciente ou a eficacia do medicamento? obrigada

  8. Jacky 3 de novembro de 2012 at 4:07 pm #

    Gente, mais que testo ridículo. Você que escreveu isto, precisa ter mais um pouco de didática e ética pra expor alguma opinião.

    • jessica 14 de outubro de 2013 at 6:39 pm #

      Eu tomo messegyna no braço, tem problemas? Antes minha menstruação n vinha, depois q eu comecei tomar tá vindo todo mês. Será q a injeção tá fazendo efeito?

      • aconteceunadrogaria 16 de outubro de 2013 at 12:08 am #

        Jessica, não tem problema tomar no braço, afinal o braço também tem músculos, a única diferença que no músculo do gluteo o medicamento é melhor absorvido! Beijos!

  9. prisciliane keila da silva 15 de novembro de 2012 at 4:38 am #

    boa noite tomei mesigyna nos gluteos e estou sentindo um queimor no local da aplicação gostari de saber se é norlmal essa reação?

  10. Kátia Tokuda 20 de dezembro de 2012 at 8:15 pm #

    Sou farmacêutica, e gostaria de saber onde diz que não se pode fazer injeção endovenosa?
    A prática desse tipo de via não é mais tão comum, mas acredito que nunca li em lugar algum tal fato. Apenas ouço de boba a boca, igual dizer que não se aplica mais injeção no braço…

  11. kassia 12 de abril de 2013 at 11:24 pm #

    Uma amiga tomou um anticoncepcional no gluteo e dia depois apareceu um inchaço que esta doendo proximo do local da injeção, o que pode ter causado isso?

  12. Thais 7 de maio de 2013 at 7:44 pm #

    Olá, me apliquei a injeção Daiva e quando apliquei vazou um pouco tem algum problema?

  13. Taysecristinah 11 de junho de 2013 at 1:42 pm #

    Adorei aprendi bastante

  14. thiago 10 de agosto de 2013 at 6:22 am #

    sou farmaceutico e a benzetacil vende sim em farmacia, ñ pode ser aplicada mas vender pode.

  15. Raquel 25 de janeiro de 2014 at 9:40 pm #

    Olá, fiz uma aplicação de Mesigyna e vazou um pouco o medicamento. Existe risco de gravidez para paciente? Paciente toma todos os meses, porém não saiu sangue, mas vazou um pouco.
    Isso causou um pouco de preocupação.

    Desde já agradeço!

  16. Gabriela JVC 16 de março de 2014 at 8:14 pm #

    Olá sou balconista e gostaria que alguem pudesse me dizer se Noripurum injetavel INTRAMUSCULAR pode ser aplicado em farmacia ou só em hospitais,obrigada!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: